Lançamento do livro Redes e Ruas e do Edital para a 2a edição do Programa

Coletivo Digital

Lançamento do livro Redes e Ruas e do Edital para a 2a edição do Programa

Após meses de trabalho do Coletivo Digital, ao lado dos amigos do Sampa.Org, está pronto o livro que registra a primeira edição do Programa Redes e Ruas.

Redes e RuasO lançamento do livro acontece neste quinta-feira, 17, às 19h, na Praça das Artes. No mesmo dia, será anunciada a segunda edição do Edital.

Além dos coletivos e artistas, educadores e midialivristas, ciberativistas e pesquisadores que participaram do edital Redes e Ruas, estarão presentes, na cerimônia, os secretários municipais Nabil Bonduki (Cultura), Simão Pedro (Serviços) e Eduardo Suplicy (Direitos Humanos e Cidadania).

REDES E RUAS

Ao longo de 2015, o Redes e Ruas, programa realizado pela Prefeitura de São Paulo, apoiou 58 iniciativas para que fossem realizados eventos, atividades de formação e projetos culturais em Telecentros, Pontos de Cultura e em praças digitais conectadas pelo Programa WIFI Livre SP.

Criado com a intenção de fortalecer o direito à cidade, a inclusão digital, a cidadania e a ocupação do espaço público pela cultura, o edital contemplou diversas linguagens – audiovisual, fotografia, educomunicação, hackerativismo, música, fotografia, artes cênicas, jornalismo, agroecologia, entre outras. As iniciativas apoiadas alcançaram milhares de pessoas e as formações técnicas e culturais transformaram a vida de outros milhares de cidadãos.

Beá Tibiriça, do Coletivo Digital, além de ter ajudado na escrita dos textos do livro, foi a “artivista” (como ela mesma se define) responsável pela capa do livro (à esquerda). Ao se referir ao Redes e Ruas, Beá disse: em tempos em que as ruas e as redes, cada vez mais, são um território único em disputa cotidiana, foi um sopro de liberdade que todos os coletivos envolvidos fizeram circular por São Paulo”. Para Maurício Falavigna, do Sampa.Org …a cidade ganhou novas imagens de si mesma, resgatando expressões daqueles que não têm voz, mostrando visões da realidade que não encontram espaço nas mídias, despertando cidadãos a usufruírem dos espaços públicos da cidade”.

capa do livro

Capa do livro é uma aquarela de Beá Tibiriçá

SOBRE O LIVRO

A publicação registra a 1a edição deste Programa, proposto pela Prefeitura de São Paulo, que se voltou para a ocupação do espaço público com atividades culturais, em parceria com 58 associações.

Além de colher depoimentos das experiências de cada grupo, revelando as transformações incomensuráveis na vida e no cotidiano das pessoas envolvidas pelas atividades, a publicação traz uma série de estatísticas apresentando, em números, o impacto do Redes e Ruas para a cidade de São Paulo. O livro ainda traz a palavra dos secretários das três secretarias que cooperaram para a realização do Programa: Cultura, Direitos Humanos e Cidadania e Serviços, do GT que articulou a realização, entre outros conteúdos.

SOBRE O NOVO EDITAL

O novo edital foi reformulado a partir da avaliação do edital experimental 2015 com os grupos participantes no 2º Fórum Redes e Ruas, realizado em 14/09/2015, na Galeria Olido.

– Em 2016 o Edital contemplará até 47 projetos de pessoas físicas e jurídicas para realização de projetos de Cultura Digital, Inclusão e Cidadania em quatro categorias, são elas: Robótica Livre, desenvolvimento em software livre e internet das coisas(IoT), Midialivrismo, Formação em Rede e Intervenção digital.

– O Edital apoiará ações já existentes ou novas propostas, tendo em vista o aprimoramento de processos criativos, estéticos, de promoção da cidadania, da inclusão e da cultura digital, por meio da ocupação de espaços públicos e do uso de tecnologia digital e da internet.

– Os projetos deverão compreender, dentre o conjunto de atividades, ações a serem desenvolvidas em Telecentros, Praças do Programa WiFi Livre SP, dos Laboratórios de Fabricação Digital do programa Fab Lab Livre SP ou em parceria com a rede de Pontões e Pontos de Cultura da cidade de São Paulo.

COLETIVO DIGITAL NO REDES E RUAS

Além de colaborar na realização do livro e de seu evento de lançamento, o Coletivo Digital também foi responsável pela realização do Fórum Redes e Ruas, em parceria com a Prefeitura de São Paulo e com o Actantes.

O evento, realizado logo quando as atividades se iniciavam, reuniu as entidades que foram selecionadas no edital e ofereceu palestras e oficinas de produção multimídia. A principal intenção do Fórum foi articular estas entidades em uma rede, para que pudessem potencializar as suas ações durante a execução de seus projetos.

SERVIÇO:

Evento: Lançamento do livro Redes e Ruas e lançamento do Edital com a 2a Edição do Programa
Onde: Praça das Artes
Endereço: Rua São João, 281 – 1o andar
Quando: Quinta-feira (17 de março)
Horas: 19h
Hashtag: #RedesERuas